Lugar do Porto de Pescas, Rabo de Peixe, 9600-118 Rabo de Peixe

Festival do Caldo de Peixe

FESTIVAL DO CALDO DE PEIXE

O Festival do Caldo de Peixe é um evento gastronómico que tem como objetivo promover o peixe dos Açores através da gastronomia, com especial enfoque na valorização de espécies de baixo valor comercial. O evento é realizado no mês de julho ( 3ª semana) e no decorrer dos dois dias os participantes podem degustar Caldos e Sopas de Peixe. Conjugando a Tradição com a Inovação, são confeccionados caldos, com receitas ancestrais – Associações de Pesca de várias ilhas – ou com receitas inovadores – Cheffs da Escola de Turismo e Hotelaria – , bem como são criadas inovações gastronómicas, como a Hambúrguer de Cavala que ano após ano é confeccionada pela Cheff Patrícia Borges. O Festival nasceu em 2013 no âmbito das Festas de São Pedro Gonçalves e até 2017 a aposta na de animação foi um veiculo para atrair visitantes ao porto de pescas de Rabo de Peixe. A aposta na animação do evento, em grande parte suportada financeiramente pelos pescadores de Rabo de Peixe, possibilitou que os visitantes pudessem conhecer a oferta gastronómica, que por ser diferenciada e de excelência tinha tudo para se afirmar no panorama gastronómico regional.
A partir de 2018, já completamente afirmado como evento gastronómico, foi decidido pelos pescadores que o evento já não necessitava de aposta na animação como factor de captação, uma vez que o Festival já era visitado pela sua natureza gastronómica, bem como já fazia parte da agenda turística para o mês de julho.
Foi alterado o logo do festival, foi encontrado um Main Sponsor e decidido que a aposta seria na aquisição de copos reutilizáveis e em tigelas de cerâmica, garantindo a sustentabilidade do evento, quer a nível ambiental, quer a nível financeiro.
Actualmente, o Festival do Caldo de Peixe é um evento que atrai milhares de pessoas a Rabo de Peixe pelas gastronomia e possibilita a partilha das nossas receitas e da nossa cultura – exposições, bailhinho dos pescadores, artesanato, etc –  apesar da animação ter passado a ter um papel secundário.
O slogan do Festival, desde o início, tem sido um cartão de visita na promoção do evento, pois encerra a mensagem que a hospitalidade dos Rabopeixenses extravasa quando fazem algo e o entregam com o coração… TU VAIS GOSTAR!

 

HISTÓRIA DO FESTIVAL

 

               

    

Na sua primeira edição, em 2013, o Festival estava inserido nas Festas de São Pedro Gonçalves e foi todo confeccionado por locais.  Tendo  corrido bem na primeira edição, em 2014, data em que foi realizado pela primeira vez no novo porto, foi aumentado o espaço para o festival e foram conviddas entidades externas – associações de pesca. O Festival continuou inserido nas Festas de São Pedro Gonçalves.
Na edição de 2014, o evento continuou a ser realizado inserido nas festas de São Pedro Gonçalves. A edição de 2015 foi extraordinária, não só pelo facto de o evento se ter afirmado como evento gastronómico, uma vez que foram servidos na atenda milhares de caldos, mas, e acima de tudo, pela presença do cantor Tony Carreira.
Foi na edição de 2016 que o festival foi realizado pela primeira vez em separado da Festa de São Pedro Gonçalves. Apesar de já ser reconhecido como evento gastronómico, a aposta na animação, com o patrocínio dos pescadores de Rabo de Peixe, manteve-se atraindo muitos visitantes à comunidade até à edição de 2017. A partir da edição de 2018, inclusive, foi redefinida  organização do evento e vou efetuado um “refresh” à imagem do evento, tendo, inclusive, surgido o novo logótipo.
A aposta na animação foi fundamental para atrair o fluxo de participantes ao evento gastronómico, que efetivamente valoriza o peixe, a gastronomia local e as tradições de Rabo de Peixe. Sempre utilizando espécies de baixo valor comercial (cavala, veja, raia, congro, peixe-porco e outros) quer na confecção dos tradicionais caldos de peixe com receitas ancestrais (Pescadores e Confrarias), quer nas receitas inovadores de caldos e outros pratos (Escolas Profissionais e Cheffs). Esta partilha de conhecimentos gastronómico sob o lema Tradição e Inovação tem elevado o nome do estival. Um registo especial para a nossa já famosa Hamburger de Cavala, que nos é trazida, anos após ano, pela chefe Patrícia Borges – referência nacional na confeção de pratos com Cavala.
Na edição de 2019, a organização apostou na promoção do evento através de vários diretos (Streaming) nas redes sociais e no nosso canal no Youtube, uma vez que este certame gastronómico já recebe milhares de visitante e pervê-se que nas próximas edições possamos aumentar o número de Associações, Confrarias, Escolas Profissionais, Restaurantes, Cheffs e outros que nos ajudem a promover e valorizar cada vez mais o peixe do mar dos Açores, ao mesmo tempo que potenciamos, através da gastronomia, o aumento do fluxo de visitantes a Rabo de Peixe. Sempre sem nunca esquecer a sensibilização ambiental.

AFTER MOVIE 2019

 

FESTIVAL – FACEBOOK