Sobre o CNRP
O Clube Naval Rabo de Peixe é uma entidade desportiva de direito privado – associação sem fins lucrativos – que promove atividade física em meio aquático para crianças, jovens e adultos, bem como, dinamiza actividades de cariz social e cultural, sendo, inclusive, reconhecido pelo Governo Regional com o Estatuto de Utilidade Pública em 2019
Missão
Promover atividades de cariz desportivo e social, de forma a oferecer o maior leque possível de oferta desportiva em meio aquático á comunidade onde se insere, assim como, dinamizar atividades socio-culturais que potenciem a inclusão social, a valorização da comunidade piscatória e a sensibilização ambiental.
Visão
Uma entidade que através do desporto e da cultura local é geradora de mudança social.
Valores
Os associados, atletas dirigentes e profissionais que desenvolvem atividade no clube, têm sempre presente a Missão e a Visão do Clube e regem a sua actividade pelos seguintes valores:
Responsabilidade
Disciplina
Respeito
Espírito de Equipa
Perseverança
Dedicação
Solidariedade
Coragem
História
O Clube Naval Rabo de Peixe foi Criado em 22 de outubro de 2001, como associação sem fins lucrativos de direito privado e podemos dividir a sua, curta, história em 3 fases. Uma primeira fase de 2001 a 2008. A segunda fase de 2009 a 2014 e a terceira fase de 2015 ate aos dias de hoje
Aquando da sua criação, a associação passou por constrangimentos logísticos, uma vez que não dispunha de sede social, o que não inviabilizou a dinamização de atividades como a Canoagem e o Surf. Apesar das dificuldades, o Clube formou atletas que foram campeões Regionais de Surf. Desde a sua criação até 2009, o Clube conheceu duas direções, tendo sido presidentes o sócio Fundador Francisco Lopes (2001-2005) e Manuel Ledo (2006-2009). Nesta primeira etapa, e apesar de nos anos seguintes a atividade do clube ter aumentado, terá sempre lugar na história do Clube o esforço desenvolvido pelas direções anteriores a 2009, que com um contentor e 40 pés a servir de sede conseguiram manter o clube aberto e a desenvolver atividade desportiva em prol da comunidade.
A segunda etapa, deriva da intervenção do projeto Velhos Guetos Novas Centralidades, patrocinado pelos Fundos EFTA (EEA GRANTS) que criou um edifício sede para o clube, bem como uma piscina de competição indoor. As condições melhoraram significativamente. A partir de 2009, com a nova sede, o Clube passou a disponibilizar modalidades como a Natação (promoção), a Canoagem e a Caça Submarina. No ano de 2010, ainda no âmbito do projeto EFTA, o clube foi apoiado na aquisição de equipamentos desportivos – embarcações e kayaks. Apesar de as dificuldades de acesso dos sócios à sede e das embarcações ao ao mar terem-se mantido, foi possível ao clube tornar-se uma referência local e Regional na Caça Submarina. Paralelamente à oferta desportiva, as atividades sociais do clube aumentaram significativamente com especial enfoque nas angariações de fundo para causas sociais. As atividades desenvolvidas na piscina de Rabo de Peixe alcançavam grande parte do conselho da Ribeira Grande até ao ano de 2013, altura em que abriu ao público o Complexo de Piscinas Viriato Madeira, na Ribeira Grande.
A terceira etapa inicia-se com a inauguração do novo Porto de Pescas de Rabo de Peixe. A diminuição da afluência à piscina de Rabo de Peixe em conjunto com as novas condições de acesso à sede social, bem como das embarcações do Clube ao plano de água do porto, potenciou as actividades desenvolvidas no mar.
Atualmente, o Clube mantém a oferta desportiva no Complexo Desportivo de Rabo de Peixe em atividades de manutenção da condição física, como o Fitness, a Hidroginástica e a Natação, bem como mantém ativas as Escolinhas de Natação, de forma a promover junto dos mais novos o gosto pela natação, bem como para oferecer às crianças a adapatação/iniciação ao meio aquático. No que respeita à vertente de Competição, iniciou-se um ciclo em 2011 que terminou em 2019. Durante estas oito épocas iniciaram a sua atividade no nosso clube atletas que bateram recordes regionais e outros, que ainda no ativo, estão a ter muito sucesso na modalidade, com registos nacionais inclusive. Não reunindo condições para garantir a sustentabilidade da Natação Competição do nosso Clube, deixamos de participar em competições, mas não deixamos de manter uma turma de iniciação/captação de talentos – Cadetes.
No mar, celebramos parcerias com várias entidades e apoiamos a gestão da ocupação de espaços no Pontão Flutuante o que permitiu reunir condições para que o porto de Rabo de Peixe seja uma mais valia para toda a comunidade. Criamos em conjunto com a APRAP e com FUTURISMO uma Cooperativa com o objetivo de integrar toda a atividade que existe no porto, de modo a que todos fiquem a ganhar com as sinergias criadas.
Na dimensão desportiva, a Canoagem que aumentou o número de praticantes, passou a dominar a nível local e obteve excelentes resultados Regionais. Somos uma referência na Apneia Nacional. Temos atletas campeões Regionais que bateram recordes Nacionais, representamos, inclusive, o nosso país na AIDA (Associação Internacional para o Desenvolvimento de Apneia) – e já temos uma vasta experiência na organização de provas de Caça Submarina.
A par da atividade desportiva e recreativa, desenvolvemos projetos que visam ter impacto económico local, como é o caso do Festival do Caldo de Peixe, potenciamos o artesanato local e no que respeita à dimensão social continuamos a promover eventos de angariação de fundos para causas sociais, sempre sem descuidar a sensibilização ambiental.
Todo este percurso, com impacto direto na vida da comunidade, culminou com a atribuição por parte do Presidente do Governo Regional do Estatuto de Utilidade Publica ao Clube Naval Rabo Peixe em 2019, facto do qual muito se orgulham todos os sócios deste clube.